domingo, 4 de setembro de 2011

Um dia de campo

Um bom programa de fim-de-semana foi a visita que fizemos às chácaras do Grupo Vida e Preservação, nas proximidades de Padre Bernardo. É uma associação de produtores de verduras, legumes e frutas cultivadas sem o uso de agrotóxicos, que são entregues na minha casa toda semana.


Em iniciativa inédita, esses produtores convidaram os consumidores para passarem a manhã de sábado no assentamento, onde conheceram as plantações e puderam comprovar o uso de técnicas de cultivo tradicionais, inclusive com o controle biológico de pragas. Muito interessante.

Antes de conhecermos as chácaras, assistimos ao filme "Mosaico de olhares", que relata a luta desses agricultores familiares para comercializarem diretamente a produção, sem a exploração de outra "praga biológica" que são os atravessadores, os que, nos esquemas tradicionais de comercialização, lucram mais do que os trabalhadores que labutam de sol a sol nas plantações.

Quem mais gostou do programa foram as crianças, que aprenderam de onde vem as verduras que os adultos se esforçam para fazê-las comer. Comeram morangos e carambolas, alface americana colhida na hora, cenouras e muitos outros produtos.


A visita foi encerrada com delicioso almoço: salada variadíssima, legumes também variados, um delicioso angu de milho verde, creme de espinafre e galinha caipira, tudo isso acompanhado por sucos de morango, laranja e acerola. Bom demais. Foi um sábado tranquilo, em que conhecemos pessoas muito boas, trabalhadoras, cujas iniciativas nos dão bela lição de associativismo.

Quanto a mim, principalmente depois do lançamento do último filme de Sílvio Tendler - O veneno está na mesa -, estou mais do que nunca convicta da necessidade de consumir sempre produtos da agricultura familiar, os chamados "orgânicos", pois está comprovado: ao latifúndio não interessa que o Brasil deixe de ser o campeão mundial no uso de agrotóxicos.

Se você tem interesse em comprar os produtos do Grupo Vida e Preservação, coloque um comentário depois deste post, deixando seu e-mail, que eu lhe mando o número do telefone para encomendas.