sábado, 10 de outubro de 2009

Nosso último dia em Perth

Hoje é sábado, 22h50, em Brisbane, do outro lado do continente australiano. Saímos de Perth às 12h40 e já estamos instalados no hotel, com duas horas de fuso-horário a mais do que Kalgoorlie.
Portanto, neste momento, deve ser 09h50 no Brasil.

Dica: para ver os sítios dos links postados aqui, clique sobre eles com o botão direito do rato e escolha a opção "abrir em nova janela" ou "abrir em nova aba".

Ontem, nossa primeira providência em Perth foi subir as escadas da torre dos sinos (a Bell Tower, que abriga os Swan Bells). Demos sorte de, ao chegar lá em cima, os sinos estarem tocando. Foi lindo! Vejam o tamanho de alguns deles:

Ontem andamos bastante em Perth. Fomos a Northbridge e Subiaco. O primeiro valeu pela visita à Galeria de Arte (Art Gallery) da cidade. Havia várias exposições e o espaço estava coalhado de crianças que participavam de atividades de arte-educação. É período de férias escolares - aliás, a Austrália tem uns quatro períodos de férias escolares por ano.

Vejam a foto da praça em frente à Art Gallery:


O Subiaco é um bairro cult de Perth e fica a poucos minutos de trem da estação central. Ele tem uma rua principal, a Roke Bay Road, e é uma sucessão de lojas, cafés e boutiques. Não é muito diferente de uma rua de Ipanema ou da Savassi. Vejam uma de suas esquinas:


Mas o que valeu o dia foi o evento da noite, na Esplanade: o Swan Festival of Lights (algo como Festival de Luzes do (Rio) Swan). Foi um evento para celebrar o multiculturalismo da cidade, passando a idéia de que a cultura dos migrantes é valorizada e bem recebida no país. Houve apresentação de balé clássico, fusion music (uma banda formada por um japonês, dois australianos, um indiano e um árabe), dança chinesa, dança indiana e até capoeira, apresentada como uma dança afrobrasileira.

Não tiramos fotos do evento, mas duas coisas chamaram nossa atenção: primeiro, era um evento "smoke free" - e ninguém estava fumando, mesmo sendo ao ar livre; segundo: não tinha bebida alcoólica, porque na Austrália é ilegal ingerir álcool em lugares públicos. Além disso, a grande maioria do público era de orientais: indianos, chineses e árabes. Esta foto foi tirada quando passamos no local do festival durante o dia:


É de se notar que aqui é probido fumar em todos os lugares fechados. Hotéis, restaurantes e bares não tem "fumódromos" e os fumantes tem de sair à rua para curtir o cigarro.

Outra informação: a cidade recebe anualmente milhares de estudantes indianos, chineses e africanos. O centro de Perth estava fervilhando, cheio de jovens sentados pelas praças e jardins, nos cafés e nas lojas.

Bem, não tiramos fotos do Festival simplesmente porque estávamos de saco cheio de carregar a máquina fotográfica. Queríamos apenas curtir, comer comida indiana, aplaudir os artistas, sem a preocupação de registrar tudo. Mas fiquem com estas fotos que fizemos durante a caminhada do dia, de coisas banais que nos chamaram a atenção: flores, patos, uma salada e barbies-borboletas!


Amanhã começaremos a exploração de Brisbane (eles dizem "brisboun"... Pode? Por isso é tão difícil entender o inglês daqui!). Aguardem!!! Até!!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Estamos em Perth!

Hoje cedinho a Tchuca nos deixou na Estação Ferroviária de Kalgoorlie. Sentimos já um gostinho de despedida: vamos nos encontrar novamente apenas daqui a duas semanas, em Sydney, já na etapa final da viagem. Lá nos despediremos para mais alguns meses de separação e saudade...

Mas sem essa de provocar nó na garganta de nossos leitores. Agora são 21h45 de quinta-feira, 8/10, e já rodamos por Perth (eles pronunciam "porf", ô trem difícil!). O clima está ótimo, temperatura amena com pouco vento. Muito movimento nas ruas, gente de diferentes nacionalidades, com predominância de asiáticos. A cidade tem 1,5 milhão de habitantes.

Passamos por uma enorme área de compras, o Hay Street Mall, que fervilha de gente. Vejam a foto de uma parte dela, chamada London Court, reprodução de uma rua comercial de Londres:

Até a entrada dessa rua reproduz um relógio de Londres, que ao marcar as horas movimenta duas figuras de cavaleiros medievais em luta:

Clique na foto para ver melhor os cavaleiros

Nesse passeio, chegamos a uma enorme praça chamada Esplanade, que tem monumentos, áreas de lazer, local para shows e barraquinhas de comida, tudo isso à margem do rio Swan, que é muito importante na geografia da região:

Um lado da Esplanade, com o rio Swan

A Esplanade...

E o outro lado, o centrão da cidade

Achamos bem bonita essa amostra da cidade e amanhã vamos subir os degraus do Swan Bells, uma torre em forma de agulha construída para abrigar um conjunto de 18 sinos, sendo 12 originários de Londres e bem antigos:

Vimos mais algumas coisas interessantes nessa Esplanade:

Sério: nunca tínhamos visto ao vivo...


Uma calçada cheia de nomes de alunos de diferentes escolas da cidade!

Não podemos nos esquecer de dizer para a Luciana que a viagem de trem é muito confortável e que, com criança, fazer o percurso de carro deve ser bem mais cansativo.

Enfim, é isso. Amanhã continuaremos nossas andanças: King's Park, Northbridge e Subiaco. Depois contamos e mostramos as fotos aqui. Até!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Último dia em Kalgoorlie

Hoje é quarta-feira, 7/10, à noite. Amanhã iremos de trem para Perth, dando início à terceira e última etapa da viagem.

Passamos, Natália e eu, algumas horas com a Luciana, o Rafael e o Nicolas. Comemos bolo de fubá e tomamos chá. Até o Nicolas parece ter gostado do bolo...

Hoje também foi dia de conhecer o local de trabalho da Natália. Os colegas dela foram todos muito simpáticos conosco. Mas vejam só a foto que ela colocou na área de trabalho do computador:

Atleticano é ou não é praga?

Agora vejam as fotos que ela imprimiu e pregou no mural da sala de trabalho:

Quando a saudade bate forte...

É isso. Estamos rearrumando as malas. Elas estão estranhamente mais cheias, sabe-se lá por que...

Até mais!!! Brevemente mostraremos nossa passagem por Perth.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Fremantle

Fremantle é uma cidade da região metropolitana de Perth. É linda: ruas com casario da colonização inglesa, praias de águas muito azuis e areias muito brancas, gastronomia excelente, vinhos idem. Ficamos em um hotel perto do centro histórico, cujo dono é venezuelano. A decoração é de gosto duvidoso, mas tem internet livre e bom café da manhã.

Market Street, rua principal

O clima estava bom para a gente andar a pé, olhando tudo. Primeiro, passamos por um mercado enorme, que tem de tudo para vender:

Tentativa de foto panorâmica...

Depois fomos ao porto, que é também muito bacana, com uma área de restaurantes e bares.

Vimos também o Museu e Centro de Artes de Fremantle, com exposições de artistas locais. Lá funciona também uma escola de artes. Vejam o Gilson sentado em uma das esculturas do jardim:

Para um sofá de pedra, até que é bonito, não?

Nesse passeio, houve até pausa para posar como modelo de um escultor, em plena rua de Fremantle:

Hahahahaha!!! Que sério!

Depois de parar para almoçar, visitamos a Prisão de Fremantle, que foi transformada em museu. É interessante, porque a principal atração são os túneis cavados pelos presos em suas fugas espetaculares. Aliás, deu pra ver que essa história de quadrilhas organizadas dentro das prisões é muito antiga, nessa havia pelo menos duas, com hierarquia e tudo.

Prisão de Fremantle

À noite, para fechar bem o dia, fomos jantar com o Tim, que nos encontrou em Fremantle:



Foram muitos passeios gostosos pela cidade, que tem muitos cafés, bares, chocolaterias, cervejarias etc etc etc. E ontem voltamos a Kalgoorlie.

Hoje é segunda-feira, 5/10. Ficaremos aqui até quinta-feira, quando embarcamos no trem para iniciar a terceira e última etapa de nossa viagem pela Austrália. Tá sendo bom demais!

domingo, 4 de outubro de 2009

Para alegrar a Sofia

Como temos certeza de que Sofia ficou frustrada com o video das baleias - que se esconderam quando a gente foi vê-las -, resolvemos colocar aqui o video do Aquário de Sydney, que tem tubarões e outros peixões. Esse é mais emocionante, viu, Sofia?



E para a Laura, um video de um bicho esquisito, mas muito bonitinho: o ornitorrinco.




No próximo post colocaremos fotos e nossas impressões de Fremantle, um lugar encantador.

Até!!!