segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Uma semana em Teresina!

A semana que passou foi dedicada à disciplina Literatura II, no curso de Licenciatura em Artes, da Universidade Federal do Piauí/PRONERA, Turma Augusto Boal, composta por alunos do MST.
Lemos e discutimos Antonio Candido, mais uma vez; nosso sempre atual mestre nos ensinou a ver os dois gumes da literatura. Feito isso, partimos para leitura e discussão de São Bernardo, de Graciliano Ramos.
Descobrimos como esse escritor modulou a perspectiva para que a história fosse narrada do ponto de vista de Paulo Honório, proprietário da fazenda que dá nome ao romance.
Lemos também o Auto do Frade, de João Cabral de Melo Neto, o que nos levou a discutir a necessidade de que sejam mais estudados os movimentos rebeldes registrados pela História do Brasil que, como no caso deste "poema para vozes", são captados pela literatura.

Nos diálogos disciplinares, lemos e comparamos Morte e vida severina, do mesmo João Cabral, com Mutirão em Novo Sol, peça escrita por Augusto Boal, Nélson Xavier e outros, na década de 1960.
Para concluir essa viagem teórico-analítica, foi lido e discutido o texto de Hermenegildo Bastos, A permanência da literatura.
A semana foi, de fato, muito proveitosa. Vários textos foram produzidos, junto com a discussão de diferentes problemas motivados pela leitura. O debate foi uma constante, situado em um patamar no qual as restrições da ideologia burguesa não tiveram lugar.
Nesta etapa, pude notar significativo progresso da turma, que avançou em termos de leitura e expressão escrita, assim como na qualificação das discussões e do debate.
E a turma está produzindo bastante. Vejam alguns trabalhos:






Por último, nossa foto no último dia de aula:

Apesar do calor de 40 graus, apesar da precariedade das instalações, valeu a pena! Voltei para Brasília com energia nova, acreditando no que existe de humano nas pessoas...

Um comentário:

Luciana disse...

Ei Bel! Até que enfim te encontrei! Tinha tentado o link de 'viagens' mas nao existia. Agora vi lá no seu orkut!

Adorei a nova abordagem do blog e aos poucos vou lendo e aprendendo com voces! Eu talvez leia depois das festas...

Mas adorei saber que as aulas de literatura em Teresina foram produtivas. Eu amo literatura e adoraria assistir uma aula sua! E os trabalhos dos alunos, que coisa linda! Fiquei maravilhada...

Parabens pela retomada do blog!

Feliz Natal e um otimo 2010 pra voces!

Beijos da Lu e do Nic (que agora anda e fala vovó!)