sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Brasília e as máfias políticas

Os acontecimentos recentes na vida política do Distrito Federal são assombrosos. Em 24 horas uma CPI da Câmara Legislativa foi desinstalada e reinstalada. Manobras inacreditáveis são executadas pelo grupo ligado ao governador Arruda, enquanto o presidente afastado da CLDF, Prudente-do-dinheiro-na-meia, recorre ao STF para permanecer no cargo e garantir, assim, autoridade para continuar manobrando contra a apuração dos crimes da quadrilha.

O grande medo é que no depoimento de Durval Barbosa, o ex-secretário que entregou a rapadura à PF, novas informações e/ou novos vídeos venham a público. Essa turma tem muito o que esconder, para além, muito além daquilo que já foi divulgado na mídia.

Eu acho que já disse neste espaço como vejo o problema da criminalidade nos meios políticos do DF. Isso não é de hoje, vem de muito tempo. Quando não havia autonomia política e o governador daqui era indicado - o último dos "biônicos" foi Roriz, indicado por Sarney - a farra também era comum. Grilagem de terras públicas era corriqueiro, desvio dos recursos repassados pela União também. A corrupção aqui é antiga, só que jamais houve apuração de coisa alguma.

Com a autonomia, os métodos se sofisticaram. O crime organizado foi estabelecendo seus asseclas no Judiciário local (aqui se sabe à boca pequena de muitos juízes, desembargadores e outros togados que tem casas em condomínios e loteamentos irregulares), na Câmara (Pasmem: o famoso Pedro Passos, indiciado por grilagem de terras públicas e estelionato, eleito deputado distrital, foi presidir a comissão de assuntos fundiários da Casa!) e, claro, no Executivo, muito bem aparelhado pelos mafiosos.

De máfia em máfia, descendo os diversos níveis da "escala do trabalho", como diria o Bóris Casoy, os quadrilheiros foram se estabelecendo: tem os do ramo imobiliário, de construções e incorporações (cujo principal capo é Paulo Octávio, junto com outros famosos empreiteiros e incorporadores), tem os da grilagem e venda de terras públicas da União e/ou do GDF, aplicando o manjadíssimo golpe de lotear, construir, ocupar e reclamar pela regularização dos condomínios rurais; tem os do transporte público, que, por sinal, é o mais caro e o pior do Brasil e cujo domínio garante o monopólio de todas as linhas; tem os da área de segurança, que vendem serviços para os órgãos públicos, desobrigando o efetivo policial do DF de fazer esse trabalho, para que seus integrantes possam se transformar em deputados distritais (duvida? conte quantos deles são oriundos da polícia civil e/ou militar...)

Essas máfias "do alto" se desdobram em várias máfias mais embaixo: de onde surgiu o deputado Batista das cooperativas? Aqui tem cooperativas habitacionais como as de Águas Claras, cooperativas de transporte-pirata e qual mais? A qual escândalo de venda de imóveis em Águas Claras você pensa que este cara está ligado? Tem também a máfia dos cemitérios, cuja representante é Eliana Pedrosa, recentemente exonerada por Arruda do cargo de secretária do Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (pergunto eu: renda de quem para quem? Irônico, não?) para voltar aos afazeres de deputada distrital da base governista e ajudar a impedir as investigações da CPI...

Estão vendo? Todos eles, se a gente for escarafunchar, tem participação em alguma máfia "do topo" ou "da base" da "escala do trabalho". Alírio Neto, delegado da polícia civil que tentou ontem desinstalar a CPI, vai às barras da comissão de ética do "ético" PPS de Augusto Carvalho e Roberto Freire. Imaginem... O vice-governador, Paulo Octávio, declarou ontem o apoio do diretório regional do também "ético" DEM a Arruda, provocando a ira de Ronaldo Caiado, logo amansado por Rodrigo Maia, que quer deixar para abril a decisão da executiva nacional do partido - pune ou não pune? Até abril, ele certamente espera que tudo tenha esfriado.

Como você vê, são todos anjos e todos muito "éticos". A gente é que os avalia pela nossa moral "torta". E não dá para entender por que o povo de Brasília, com exceção dos bravos estudantes, anda tão apático quanto a esse escândalo.

Um comentário:

PAULODVDRW disse...

Essas turma do Arruda faz parte do eixo do mal, não salva um!