segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A culpa é do Fidel!

Assisti ontem a um filme que já não deve ser novidade para muita gente, pois foi lançado em 2006. Trata-se de A culpa é do Fidel (La faute à Fidel - França, 2006 - Direção: Julie Gavras - 95 min - Elenco: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu e Stefano Accorsi).


A diretora, Julie Gavras, é filha do cineasta grego Costa-Gavras e conduz, com humor e sensibilidade, a história que se narra na tela. Trata-se de uma menina de 9 anos, que nos anos de 1970 vive uma transformação radical em seu cotidiano e em sua maneira de ver o mundo, a partir da adesão dos pais ao comunismo, com toda a militância que isso implicava naquela época.
Anna de la Mesa é a garota cujo mundo organizado - casa boa e bonita, com jardim; escola católica; avós donos de terra que produz vinho - vem abaixo quando os pais assumem a militância, passando meses fora de casa, quando abraçam o sonho do socialismo e resolvem apoiar a eleição de Salvador Allende no Chile. É uma menina inteligente, reflexiva e questionadora, que cumpre uma trajetória de amadurecimento e renova sua compreensão de mundo, ao mesmo tempo em que lida com sentimentos de abandono e de perda da vida estável e sem sobressaltos que levava antes. Isso produz cenas excelentes, como aquela em que Anna discute com os camaradas do pai, um bando de "barbudos e vermelhos", como ensinara a ela a empregada que fugira de Cuba: todos com objetivo de espalhar o comunismo pelo mundo, influenciados pelo demônio que era Fidel.

Julie Gavras imprime a perspectiva da garota de 9 anos à câmera. Tudo é visto a partir do seu ângulo de visão: na passeata, onde Anna vai aprender sua "lição de solidariedade", o que as lentes mostram é apenas parte das pessoas que se aglomeram na rua, de pernas que correm, da fumaça que sobe do asfalto quando se ouvem explosões de bombas de efeito moral. É o olhar da menina recolhendo fragmentos da realidade, aquilo que lhe é permitido ver pelos olhos da infância.
Se você vai curtir preguiça no feriadão de fim-de-ano, é uma boa pedida para aquele dia chuvoso.

Um comentário:

Luciana disse...

Ei querida Bel... obrigada pelo recadinho tao carinhoso... da pra sentir vc pertinho, sabia? Aqui tambem sentimos falta de uma pessoa como vc, com uma palavra sempre amiga, sempre sorrindo, e de vez em qdo, um bolinho de fubá pra acompanhar o papo gostoso...

Tambem estamos com saudades da Natalia, sabia? Mas acho que no proximo final de semana a gente se encontra.

Minha irma chega em 2 semanas. Ja mandei pra ela uma lista com frases chaves em ingles (afinal ela nao fala nada). Mas sei que vai dar tudo certo.

Bel to impressionada com seu novo blog! Adorei o nome... E vc, como escreve bem! Fiquei com vontade de ver esse filme, mas aqui a gente nao encontra nao. Quem sabe no Canada, ne? Afinal, vamos pra Vancouver (o que nos deixa muito felizes!). E qto a Natalia, acho que ainda nao nos segue nao... mas vamos continuar tentando convence-la! rsrs

Um grande beijo pra todos e um excelente 2010 pra voces!

Lu e Nic (que ta sentindo a maior falta do colinho da vovo emprestada!)